1. Os jogos de queimada seguirão as
regras contidas neste documento.
2. As equipes serão compostas pelo
número de atletas inscritos.
3. Em caso de uma equipe conter um
número menor de atletas ou iniciar a partida com menor número de atletas, a
equipe adversária iniciará a partida com o número de “vidas” referente ao
número de alunos ausentes da outra equipe.
4. Não haverá jogadores reservas, nem
substituições durante a partida. Caso algum aluno tenha que se retirar da
quadra, resultará em um ponto para a equipe adversária e este jogador não
poderá retornar a quadra.
5. A duração de cada jogo será de 25 minutos.
6. A equipe que não comparecer ao
local da partida na hora marcada será considerada perdedora por W x O e o
placar será igual ao número de alunos inscritos.
7. Os jogos serão realizados na quadra
de voleibol. Os alunos queimados deverão ficar dentro da área de goleiro (6
metros) da quadra de futsal da equipe adversária, e esse espaço será denominado
Área do Cruza.
8. Os alunos queimados terão a posse
de bola sempre que a bola que esteja dentro da Área do Cruza e quando a bola
sair da quadra de jogo pela linha de fundo da quadra de futsal.
9. As equipes deverão iniciar o jogo
com um de seus jogadores na Área do Cruza. Esse jogador se dirigirá a quadra de
jogo de sua equipe assim que alguém de seu time for queimado. O jogador que
começar na Área do Cruza poderá queimar os jogadores da equipe adversária.
10. O aluno que pisar ou passar o pé
pelas linhas demarcatórias do espaço de jogo, em qualquer momento, perderá a
posse de bola.
11. Quando a bola sair da quadra de
jogo, a posse dela será da equipe cujo espaço de jogo esteja em seu prolongamento.
12. Será considerado queimando o atleta
que tiver a bola tocada em seu corpo e, posteriormente no chão. A bola deverá
ter sido arremessada por um jogador da equipe
adversária.
13. Não é permitido arremessos que
acertem pontos frágeis do corpo como: cabeça e partes íntimas. Caso ocorram
tais delitos, dependendo do julgamento dos árbitros, o jogador que os cometer
poderá ser excluído da partida.
14. A bola poderá ser cruzada - passada
entre os jogadores queimados na Área do Cruza e os jogadores de sua equipe não
queimados – somente 4 vezes sem haver tentativa de arremessos para queimar o
adversário. Se a equipe realizar mais de 4 passes entre os jogadores queimados
na Área do Cruza e os jogadores de sua equipe não queimados, a posse de bola
será da equipe adversária.
15. A tentativa de arremesso da regra
de número 14 será avaliada pelos os árbitros da partida.
16. Será considerado queimado o jogador
que tente segurar a bola e não conseguindo, a bola caia no chão.
17. Se o atleta segurar a bola e cair
com ela dominada, não será considerado "Queimado" mesmo que a bola
toque o chão.
18. Se a bola arremessada tocar um
jogador, mas um companheiro de equipe conseguir segurá-la antes da bola tocar o
chão, nenhum dos dois jogadores será queimado (será “salvo”).
19. Se a bola arremessada bater na
cabeça dos jogadores, o mesmo não será queimado.
20. O aluno que fizer um arremesso e
invadir a quadra adversária, pisando na linha demarcatória ou além dela terá o
seu arremesso invalidado e a equipe perderá a posse de bola.
21. O aluno que sair da quadra de jogo
intencionalmente para fugir de uma bola arremessada em sua direção será
considerado queimado, mesmo que a bola não toque em seu corpo.
22. Em caso a bola tocar em 2 jogadores
e cair no chão, será considerado queimado o jogador no qual a bola tocou por último.
23. O jogador queimado não poderá
trocar com nenhum jogador de sua equipe.
24.
Vencerá
a partida a equipe que queimar o maior número de jogadores da equipe adversária
no período de duração da partida, ou queimar todos os jogadores antes do término
do tempo da partida. Assim, cada jogador queimado
valerá 1 ponto e ao
término da partida será somado o número de pontos para se determinar a equipe
campeã da partida.
25. Se algum jogador cometer ato de
agressão ou ofensa e for expulso, a equipe adversária do jogador que cometer
esses atos poderá retornar um jogador da Área do Cruza para a quadra de jogo.